sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Diretas Já!

1984 começa com um grande acontecimento que impulsionaria a redemocratização do Brasil: O movimento pelas “Diretas Já!”, onde políticos, sindicatos, artistas e intelectuais se uniram para reivindicar eleições diretas no país, direito esse tirado do povo havia 24 anos pela mão pesada da ditadura militar.
O movimento foi idealizado pelo senador Teotônio Vilela em 1983 e após várias manifestações públicas em outros estados, teve seu ápice no dia 25 de janeiro de 1984 em um comício que reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas no Vale do Anhangabaú em São Paulo. A presença de grandes políticos, artistas e sindicalistas despertou a atenção da imprensa que até então não dava muito crédito ao movimento.
A repercussão foi imediata e tomou força junto a população e os movimentos e comícios se intensificaram em outras partes do Brasil. A mobilização pública era apenas uma das armas dessa grande luta que se arrastaria por mais alguns anos, porém, após várias manobras políticas dos militares para impedir a aprovação da lei no senado sem sucesso, o Brasil se redemocratizou e em 1989, o poder de escolha dos nossos governantes, enfim, voltou para os civis.
Grandes nomes da política estiveram à frente do movimento como Luiz Inácio da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Dante de Oliveira, Orestes Quércia, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Eduardo Suplicy entre outros.
Os artistas e formadores de opinião da época também estiveram presentes nos comícios como; Osmar Santos, Sócrates, Chico Buarque, Mário Lago, Cristiane Torloni e Juca Kfouri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! É seu direito. Caso queira deixar seu contato, fique à vontade!

Central Blogs

Arquivo Cronológico Anos 80