terça-feira, 24 de julho de 2007

Anos 80: Definição.

Definição:

A década de 1980, ou simplesmente anos 80 como ficou conhecida, foi o período de tempo entre os anos 1980 e 1989. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina. Quem viveu esta época sabe que na verdade deveria ser chamada de "a década da criatividade" pois muito do que se tem ou usa hoje vem lá da influência dos anos 80.

Fatos marcantes:

*Desenvolvido o IBM PC e o Apple Macintosh;
*É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro;
* Foi lançado o primeiro Rock in Rio;
*Surgem as primeiras interfaces gráficas: o XFree86, Windows e o MacOS;
*Surge do CD substituindo o LP;
*Lançamento da estação espacial MIR, da União soviética;
*Popularização dos computadores pessoais, ou PCs, walkmans e videocassetes;
*Início do Software Livre (Projeto GNU, Free Software Fundation);
*Descoberta da AIDS;
*Queda do Muro de Berlim.

Política no Brasil:

*O atentado do Riocentro (1981);
*A morte de Tancredo Neves (1985);
*A criação da nova Constituição Brasileira (1988).

Política no Mundo:

*O atentado contra o Papa João Paulo II;
*A eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos;
*A eleição de Margaret Thatcher no Reino Unido.

Música:

No rock, o punk se renova, mais acelerado e intenso (como no hardcore). O hard rock distribui-se em inúmeras vertentes: (trash metal, speed metal, black metal, etc.). Inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: Dire Straits, A-ha, Supertramp, U2, The Smiths, Duran Duran. No Brasil: RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, entre outras. Muitas bandas surgiram em meados dos anos 70, mas só se consolidaram por aqui na década de 80.
Os anos 80 são conhecidos como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No underground é criado o rótulo "música industrial" para bandas eletrônicas mais experimentais e obscuras, além de diversas bandas de rock de garagem que dariam origem ao grunge na década de 1990. Foi nos anos 80 que surgiu a vertente da música que mais deu origem à variantes, a House music. Inspirada em experimentações sobre batidas dos anos 70, principalmente a disco music, teve como principais representantes: Bomb the bass, S'express, Gino latino, Coldcut entre outros.
As rádios apostam nos sucessos musicais desta década, editoras lançam coletâneas, e DJs abrem mão dos sucessos atuais para se especializar em "festas dos anos 80". Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 60), e as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs, RPM, Claudio Zoli (com a banda Brylho e Solo). A MPB consagrou a presença das vozes femininas na música brasileira; entre os fenômenos individuais destacam-se Elba Ramalho, Simone (a maior vendedora de discos desta década, só perdendo para Roberto Carlos), Marina Lima, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina Gal Costa, Rita Lee, Rosana e Joanna. Dentre as vozes masculinas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim e Gilberto Gil.
Dentre os artistas internacionais mais carismáticos, destacam-se Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Madonna e Cyndi Lauper, um dos principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso que a consagrou como rainha do pop, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo.
Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie Minogue, Janet Jackson, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, entre outros.

Líderes políticos em destaque:

*Leonel Brizola;
*Raúl Alfonsín;
*António Ramalho Eanes;
*Mikhail Gorbachev;
*Ulysses Guimarães;
*Papa João Paulo II;
*Tancredo Neves;
*Ronald Reagan;
*Margaret Thatcher;
*Lech Walesa;
*Princesa Diana.

Esporte:

*Olímpidas de Moscou em 1980;
*Olímpiadas de Los Angeles em 1984;
*Olímpiadas de Seul em 1988;
*A seleção da Itália é campeã da Copa do Mundo da Espanha de 1982;
*A seleção da Argentina é campeã da Copa do Mundo do México de 1986;
*Los Angeles Lakers/Boston Celtics/Chicago Bulls, revelam para mundo talentos como Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird;
*Nelson Piquet é tricampeão da fórmula 1: 1981-1983-1987;
*O mundo vibra com Ayrton Senna;
*Hortência Marcari é eleita pela imprensa americana a "Rainha do Basquete";
*Brasil derrota URSS em partida histórica de voleibol no Maracanã em 1983;
*Emerson Fittipaldi vence as 500 milhas de Indianápolis em 1989.

Siga o blog, coloque em seus favoritos e não deixe de receber as atualizações.

Abraço a todos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! É seu direito. Caso queira deixar seu contato, fique à vontade!

Central Blogs

Arquivo Cronológico Anos 80